21 de abril de 2008

O Castelo Animado


Por ser o mais recente do Myazaki e ter estreado no Brasil a maioria já deve conhecer O Castelo Animado. Lançado no fim de 2004 o filme só chegou aqui na metade de 2005 e apesar de ter uma bilheteria tímida conquistou todo mundo que assistiu.


O enredo é o seguinte. Uma tímida jovem fabricante de chapéus é transformada em uma velha após desafiar uma poderosa feiticeira. Assim ela sai escondida de casa à procura de uma forma de se livrar da maldição até encontrar um mágico castelo com pernas e alma e um feiticeiro muito vaidoso que farão uma grande mudança em sua vida. A história é baseada no livro da inglesa Diana Wynne - a venda no Brasil - que aprovou a versão cinematográfica.


No começo, Castelo Animado não ia ser dirigido pelo Miyazaki. Pela primeira vez na história do Studio Ghibli um diretor de fora, no caso Mamoru Hosoda, iria ser o responsável. Hosoda é muito conhecido por ter feito dois filmes da série Digimon, mas isso não impediu que ele não passasse no teste exigido para dirigir uma longa no Studio Ghibli. Foi por isso que no fim o próprio Miyazaki acabou se encarregando da direção.


Devido à grande aceitação é fácil achar o DVD de Castelo Animado em lojas como a Saraiva Online ou até o DVD usado (e mais em conta) como na Boomerang

2 comentários:

Kaio disse...

Eu vi o filme no cinema, junto com a minha irmã e mais sete pessoas numa sexta feira... hehehehe, o público foi realmente tímido.

O Castelo foi o filme que me impulsionou a buscar todos os outros assinados pelo Ghibli, e já vi quase todos, exceto Omohide Poro Poro e Tonari no Yamada-kun.

Também li o livro, um dos meus preferidos por assim dizer, e a sequência, que tenho certeza, Miyazaki também leu e usou várias idéias para o filme.

~ L disse...

Esse filme é uma das minhas animações favoritas! Eu pretendo ler o livro muito em breve, porque a história realmente me cativou.

E esse também foi o filme que me estimulou à assistir aos outros do Studio Ghibli, e hoje já me considero uma fã. :D