3 de março de 2008

Nausicaä do Vale do Vento

Existem filmes tão bons, mas tão bons, que é praticamente impossível falar sobre eles sem tirar sua magia. Acho que é por isso que venho adiando esse post por tanto tempo. Mas uma hora eu ia acabar escrevendo mesmo. Que seja agora.


A civilização que nasceu no canto ocidental da Eurásia difundiu-se pelo mundo em algumas centenas de anos e transformou-se numa gigantesca sociedade industrial. Sua decadência, no entanto, foi fulminante. Durante a chamada Guerra dos Sete Dias de Fogo, as grandes metrópoles desmoronaram por causa das substâncias tóxicas que elas mesmo produziram e espalharam. A infra-estrutura da sociedade industrial ficou arruinada, sua tecnologia complexa e avançada foi perdida e quase toda a superfície do planeta ficou estéril. Depois disso a civilização nunca mais se reergueu, e o ser humano foi destinado a viver num longo crepúsculo.

É assim que termina nossa história e começa a estória de
Nausicaä do Vale do Vento. Nausicaä, a personagem principal, nasceu num pequeno reinado desse mundo devastado e com muita coragem e sabedoria luta para impedir que as outras nações restantes destruam umas as outras e acabem com a natureza. Apaixonada pela natureza, a princesa Nausicaä tem uma sinergia comovente com as plantas e os animais.

Foi juntando suas grandes paixões como a aviação e essa preocupação com o meio-ambiente, que o animador e desenhista Hayao Miyazaki criou essa incrível estória que pode ser conferida tanto no filme dirigido por ele através do Studio Ghibli ou no Manga de 7 volumes que está atualmente em publicação no Brasil.

O filme de
Nausicaä (cujo nome foi inspirado numa princesa de A Odisséia) foi inspirado no manga e por isso o enredo da animação só vai até aproximadamente o 2º volume do HQ. No Brasil, o manga está sendo publicado pela Conrad Editora e encontra-se no 4º volume, sendo lançado de 6 em 6 meses (+ atraso). Apesar de tudo, a Conrad vem fazendo um bom trabalho na edição do manga só deixando um pouco a desejar nas ilustrações de contracapa do 4º volume.

Sendo o filme de
Nausicaä mais uma imperdível obra-prima do Miyazaki e considerando o fato de que ninguém ainda fez o favor de lança-lo no Brasil, seguem abaixo os links para quem quiser ver o filme:

Torrent:
.torrent

Rapidshare:
Parte 1
Parte 2
Parte 3

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse desenho!!!

Ja tive aportunidade de assistir, recomendo!!!
Valeu pelo post!

Helder Matos disse...

Um dos meus preferidos. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Queria poder ter a chance de ver este filme... ;-;
Mas prometo que algum dia eu vejo. ò_ó/
Deve ser bem legal mesmo ^^

e... mais uma vez... gratz pelo blog. n_n

Bye bye o/