5 de março de 2008

Joe Hisaishi

Por trás de um grande diretor, sempre há um grande compositor. Tim Burton tem o Danny Elfman, Shinichiro Watanabe tem a Yoko Kanno. Com o Hayao Miyazaki não poderia ser diferente. Joe Hisaishi é o cara que compôs praticamente todas as trilhas sonoras para o Miyazaki. Você pode achar o trabalho dele em Nausicaä, Laputa, Totoro, Kiki, Porco Rosso, Mononoke Hime, Chihiro e Castelo Animado.
Atualmente, Hisaishi está compondo a trilha sonora de Ponyo, que brevemente poderemos conferir nos cinemas entre outros filmes que não são do Studio Ghibli como I Want to Be a Shellfish; Afinal o Hisaishi-san também compões para muitos outros diretores, como o também genial Takeshi Kitano. Foi dessa parceria que surgiu Summer, uma das mais belas músicas do compositor. Já está a venda no site da Amazon o Image Album de Ponyo, mas a trilha final ainda não está terminada.

Nota: Image Album é um disco com uma trilha sonora feita baseada nos storyboards da animação, podendo ou não ser similar com a trilha sonora final do filme.


Não preciso nem dizer as músicas compostas pelo Joe Hisaishi são um espetáculo a parte, então mesmo pra quem não assistiu os filmes, vale a pena conferir! E não faltam fontes: você pode procurar as músicas no Emule, Limewire ou similares, baixa-las pelo site do Galbadia Hotel, ver os vídeos no You Tube ou baixar por Torrent.

E o cara é tão bom e tem tantos fãs que um sujeito muito talentoso resolver tentar tocar suas músicas no violão e ainda por cima disponibilizou a tablatura para quem quiser. E para os músicos, têm mais partituras aqui e aqui! Hisaishi é realmente o Einstein da música.

Nenhum comentário: