14 de março de 2008

Panda Kopanda

O nome desse blog é quase uma ofensa. Go-Panda é (ou era) pra ser uma homenagem ao filme Panda Kopanda. Mas a primeira heresia que eu cometi foi colocar num blog sobre o Studio Ghibli o nome de um filme que não é do estúdio. Mas até ai, tudo bem, porque quem dirigiu foi o Isao Takahaka (fundador Ghibli). O ruim mesmo foi ter usado a frustrante tradução americana ao invés do nome original. Panda Kopanda literalmente significaria "Panda, Bebê Panda" ou "Panda, Baby Panda", em inglês, mas sabe-se lá porque os tradutores acharam que Ko combinava com Go e ficou "Panda Vai Panda". Infelizmente o domínio Kopanda não estava disponível no blogspot, então acabou ficando Go-panda mesmo.


Mas deixando isso de lado, Panda Kopanda é um clássico do Takahaka e do Miyazaki de 1972-3. Embora ter sido feito antes da criação do Studio Ghibli, os dois já trabalhavam juntos no antigo Tokyo Movie Shinsha. Na verdade Panda Kopanda não é um filme. Trata-se de 2 OVAs sobre uma garotinha chamada Mimiko que tem que morar um tempo sozinha enquanto sua avó está viajando. Ao chegar em casa, Mimiko encontra um grande panda e um bebê panda que ela resolve transformar no seu marido e filho. No segundo OVA, um filhote de tigre chega na cidade junto com o circo e logo fica amigo da Mimiko e sua nova família.

Apesar da direção ser do Takahaka, as duas curtas tem mais a cara do Miyazaki, já que ele fez toda a parte de criação e desenho. E por causa disso, diz-se que Panda Kopanda é o precursor de Totoro, outro clássico do Miyazaki. Totoro é talvez o filme mais conhecido do Miyazaki e as semelhanças entre os dois são inegáveis. Kopanda e Totoro tem aberturas muito parecidas. Além disso, os dois tem bichos bem grandes, fofos e incrivelmente sorridentes como personagens. A Mimiko é praticamente uma mistura da Mei e da Satsuki (personagens de Totoro). Os dois filme tem até algumas cenas bem parecidas, mas mesmo assim nenhum deles perde a originalidade e os dois são bem gostosos de assistir =)


Pra quem não gosta de baixar, os dois OVAs estão disponíveis no YouTube. Só que sem legendas. Mesmo assim, fica a dica pra quem sabe japonês ou pra quem quer assistir mesmo sem entender nada como todo mundo já fez quando criança.

OVA 1 - - OVA 2
Parte 1 - Parte 1
Parte 2 - Parte 2
Parte 3 - Parte 3
Parte 4 - Parte 4

Além do YouTube, também da pra baixar os dois episódio por Torrent: Link Dessa vez, em inglês.
Infelizmente até agora nenhum Fansub traduziu Panda Kopanda pra português.


3 comentários:

Anônimo disse...

Mas a culpa não foi sua, oras. ^^"
Se não estava disponível então você não tinha escolha... n_n
Ah, não sabia que o nome do seu blog foi em homenagem a esse OVA, pensava que era porque "Go Panda" ficava bonitinho... X3
Mas fiquei horas e horas imaginando o porquê de ser 'Panda' e não 'Koala' (ao meu ver, os koalas são mais bonitos que pandas)... -_-"
Mas agora já tá explicado. *o*
A abertura é muuui fofa, o que faz ela ser engraçadinha até. X33
Ainda não terminei de ver tudo, mas assim que terminar te falo o que achei. ^^

Até mais \o.

Anônimo disse...

Cara... eu tenho esses 2 ovas do Panda Kopanda e tenho a legenda do primeiro (não embutida), estamos traduzindo ele pro nosso "fansub teste" mas infelizmente os ovas que eu tenho jah tem legenda em inglês embutida nele...
já pensei em baixar ele no youtube sem legenda, mas a qualidade fica ruim...
ainda temos outros projetos concluídos como "sero hiki no goshu" e o "Gedo Senki".
Bom vc pode conferir os mesmos em nosso blog --> www.nipponsentai.blogspot.com
ou então qualquer coisa entre em contato comigo --> animedias@hotmail.com

Pandeixon disse...

Adoro esse OVA ^^ Principalmente porque o pandinha gruda na barriga do pai XD bem bobo, mas muito fofo

ah, por sinal, saiu o DVD :)
tem dublado em português, e em japonês com legendas em português, da Focus Filmes ;)