18 de março de 2008

Tonari no Totoro

Totoro é um filme que todo mundo deveria ver. Quando você ver uma daquelas listas "filmes que você deve ver antes de morrer", pode procurar que Totoro esta lá. Tonari no Totoro, ou Meu Vizinho Totoro foi dirigido por Hayao Miyazaki e lançado no Japão em 1988.


O filme conta a história de uma família que se muda de cidade para ficar mais perto do hospital onde a mãe está internada. Na floresta perto da nova casa a filha mais nova, Mei, e depois a mais velha, Satsuki, encontram um grande espirito da floresta chamado Totoro. Um dia, quando a Mei descobre que o estado de sua mãe piorou, ela sai sozinha à procura do hospital, acaba se perdendo e é ajudada pelo Totoro.


Esse filme é considerado uma autobiografia do diretor, porque quando o Miyazaki tinha 6 anos, sua mãe contraiu tuberculose e ficou doente por 9 anos, muitos desses internada no hospital. Na verdade, todos os filmes dele (e talvez de qualquer diretor) são de certa forma autobiográficos, pois têm uma grande influência pessoal do diretor como o respeito pelo meio ambiente, a paixão por aviões (seu pai fabricava lemes de aviões), etc.
Tonari no Totoro já foi inclusive lançado no Brasil em 1996 pela Flashstar, mas faz tanto tempo que hoje não é mais vendido e é muito difícil achar alguem que tenha uma cópia do filme. Por isso, vou deixar aqui os links pra quem quiser baixar:

Torrent:
.torrent

Rapidshare:
Parte 1
Parte 2

Para baixar DUBLADO veja esse tópico!


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não há e nem haverá uma continuação para Totoro; o próprio Miyazaki já disse numa entrevista que não gosta de continuar o que ele já fez. Apesar disso, no Museu Ghibli, foi exibida uma curta-metragem chamada Mei to Konekobasu, que usa os mesmos personagens, mas não chega a ser uma seqüência. Infelizmente nenhum curta que foi lançado no museu já saiu de lá, então para assistir a essa curta, só indo para o Japão mesmo - o que não é má idéia...

Um comentário:

Maria Luísa Marc disse...

eu naum consigo baixar, vc saberia me dizer pq?