23 de março de 2008

A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro foi o primeiro filme do Studio Ghibli que lançou nos cinemas brasileiros. Conseqüentemente foi o primeiro filme Ghibli de muita gente, incluindo eu =D E é por isso que tenho um carrinho especial por esse filme!


A Viagem de Chihiro, dirigido pelo Hayao Miyazaki, conta a história de uma família do Japão moderno que está de mudança para uma nova cidade. No caminho eles se perdem e vão parar no que parecia ser um velho parque de diversões abandonado. Com fome, os pais de Chihiro comem a comida que estava posta em um dos restaurantes de lá, o que acaba os transformando em porcos. Ao anoitecer, o que parecia ser um parque de diversões mostra-se uma Casa de Banhos para deuses e espíritos comandada por uma gananciosa bruxa chamada Yubaba. Mimada e medrosa, Chihiro tem que lutar para conseguir salvar seus pais e sair daquele estranho mundo. Afinal, aquela garotinha assustada e deslocada descobre que tem uma imensa força interior e maturidade para enfrentar qualquer tipo de problema.


A protagonista Chihiro foi baseada na filha de um dos amigos do diretor e representa uma garota comum de 10 anos. Miyazaki se surpreendeu com a futilidade das histórias lidas pela garota e com isso resolveu criar um filme onde a protagonista se fortalecesse após uma experiência nova e estranha para ela.


A Viagem de Chihiro foi o primeiro filme do Miyazaki a ganhar o Oscar de melhor animação. Além disso, também ganhou o prêmio de melhor filme na Academia Japonesa de Cinema e o Urso de Ouro em Berlim, sendo a primeira animação a conseguir isso!


Após o término de Chihiro, Miyazaki anunciou que estava muito velho para trabalhar e iria se aposentar. Apesar de todo o estresse de seu trabalho e o mal causado a sua saúde pelo cigarro, Miyazaki voltou atrás e depois de Chihiro fez O Castelo Animado e está agora trabalhando em Ponyo que deverá estrear em Junho.

Como A Viagem de Chihiro já estreou no Brasil e pode ser encontrado praticamente em qualquer loja/locadora, dessa vez não tem download. Logo pretendo criar um guia de compras pra quem quiser comprar pelo menor preço.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Viagem de Chihiro também foi o primeiro filme (se não o único) que eu vi do Studio Ghibli. XD
E, realmente, é muiiito bom. ^^
Aliás, acho que deveriam lançar mais filmes do studio no Brasil... ´-`'
Aí as pessoas de internet lerda que nem eu não sofrem mais, sem contar que faria um sucessão. 8D
hohoho *-*

Bye x*